segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O método de Bacon

 Segundo Bacon os filósofos antigos,certos em colocar a natureza como ponto central em suas preocupações teóricas,falharam por não terem aplicado um método mais coerente que viabilizasse a construção de um conhecimento mais sólido do que o conhecimento que a mente humana,considerada pelo filósofo como , “errática” e “desordenada”, sendo que era capaz de construir por si mesma. 
A mente do ser humano é ordenada por um conjunto de regras e, e somente após essa ordenação, é que  o homem pode obter conhecimento.
O método elaborado por Francis Bacon surgiu por meio  da  crítica ao método indutivo,criado por Aristóteles,e considerado por Bacon como "vulgar”. No método indutivo também conhecido como indução enumerativa, uma conclusão era elaborada a partir de um exemplo particular e aplicada de forma geral a outros casos.

Apesar de haver pontos comuns entre o método indutivo de Bacon, ao qual ele se refere como indução eliminativa”, e a indução enumerativa,as diferenças são mais relevantes — “infinitas”, em suas palavras.

Uma das diferenças é que Bacon a partir de seu método propunha-se a examinar as coisas a partir de muitos exemplos e considerando os casos em que a conclusão não comprovaria a hipótese.

A outra diferença é que, utilizando seu método, Bacon não passaria rapidamente do particular para o geral, buscando uma ordenação entre aquilo que formulou a partir dos dados dos sentidos. 
"O progresso do particular ao geral seria metódico e seguro para não correr riscos de afirmar proposições que não poderiam ser consideradas válidas depois de um exame mais atento.
A indução eliminativa procura por causas e, assim, por meio dela, pode-se demonstrar alguma teoria e descobrir novas. A indução enumerativa, não, justamente por tirar conclusões sem analisar os fatos de forma segura."(SANTOS, 2016)


 SANTOS, Wigvan Junior Pereira Dos. "O pensamento de Francis Bacon"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-pensamento-francis-bacon.htm>. Acesso em 17 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário