sexta-feira, 14 de outubro de 2016



 Francis Bacon e o Empirismo
                Francis Bacon é considerado o pai do empirismo moderno, pois foi ele quem formulou os fundamentos dos métodos de análise e pesquisa da ciência moderna. Para o filósofo a verdadeira ciência é a ciência das causas e seu método é conhecido como racionalista experimental.
Conforme Bacon, a natureza pode ser vista de duas formas: primeiro através da antecipação, cujo experimento é dispensável e por meio de algumas sensações formulam-se máximas que não exigem provas para serem consideradas verdadeiras. A segunda forma é ocorre por meio da interpretação, onde se utiliza um método que ordena as experiências e sobe, de forma organizada dos experimentos específicos às verdades gerais. Cada etapa desse processo tem que ser experimentalmente comprovada.
Conclui-se que a pesquisa por meio da antecipação não gera frutos, mas a pesquisa por meio da interpretação é criativa e imaginativa capaz de produzir novidades abundantes e de boa qualidade.
Para o filósofo "O empírico se assemelham à formiga, pois se preocupa em acumular e depois comer a sua comida. O dogmático é como a aranha que tece sua teia com material extraído de si mesmo, da sua própria substância. A abelha faz o melhor caminho, pois tira a matéria das flores do campo e então por uma arte própria, trabalha e digere essa matéria".


MARCONATTO, Arildo Luiz .Francis Bacon (1561 - 1626). Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=69.Acesso em 14 de Outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário